Semana de Justiça Restaurativa capacita voluntários e realiza círculos de paz
Foi realizado nesta sexta-feira (21), no auditório da Secretaria Municipal de Educação de Campo Grande (Semed), o encerramento da 1ª Semana Municipal de Justiça Restaurativa, promovido pelo Tribunal de Justiça de MS, por meio da Coordenadoria da Infância e da Juventude (CIJ), em parceria com a Semed. O evento desta manhã teve a entrega simbólica de certificados aos voluntários capacitados e foi realizada a simulação de um círculo conflitivo.
A capacitação ocorreu de segunda a quinta-feira (17 a 20/09), em diferentes períodos, no Centro Integrado de Justiça (Cijus). Dentre as atividades desta semana, destacam-se os Círculos de Construção de Paz realizados com alunos das escolas: EE Dolor Ferreira de Andrade, EM Oneida Ramos, EM Hércules Maymone, EM Sullivan Silvestre e EM Professora Danda Nunes.
Na manhã deste sábado (22) ainda ocorrerá, na Escola Municipal Coronel Sebastião Lima, a vivência Praticando os Círculos na Comunidade Escolar, com a realização de Círculos de Construção de Paz com pais/responsáveis e professores.
A realização da Semana Municipal de Justiça Restaurativa está prevista no artigo 1º da Lei Municipal nº 5.919, de 8 de dezembro de 2017.
A Justiça Restaurativa tem como objetivo promover a resolução de conflitos de forma pacífica e educativa, oportunizando pessoas a falar de seus sentimentos e consequências sofridas, possibilitando ao ofensor à responsabilização e reparação dos danos causados, em suma, contribui para uma cultura de paz.
Saiba mais – A Justiça Restaurativa na Escola começou em 2012, com a assinatura do termo de cooperação técnica do Tribunal de Justiça com a Secretaria de Educação de Mato Grosso do Sul - SED e, em 2015, a Secretaria Municipal de Educação - SEMED entrou no programa, assinando também o termo de cooperação, inicialmente com duas escolas. No final de 2017, estavam cadastradas 23 escolas estaduais e 7 municipais, todas da Capital.
No período de janeiro de 2017 a agosto de 2018 foram atendidas 23 escolas estaduais e 7 escolas municipais; realizadas 524 visitas nas escolas; 1.254 diálogos restaurativos; 612 encontros realizados com 7.260 participantes nos círculos de construção de paz com alunos, com professores e com pais; 88 multiplicadores (alunos) e 140 voluntários capacitados; e 155 procedimentos restaurativos (47 casos atendidos com 155 participantes).